Drummond e o valor da literatura [FLIP]

Drummond, estilo foto nonsense de um autor sério: “não adules o poema”

Luis Fernando Verissimo foi convidado a falar sobre o valor da literatura na abertura da décima edição da FLIP, na noite desta quarta-feira (4/7).

Na sequência, os poetas Antônio Cícero e Silviano Santiago celebram Carlos Drummond de Andrade, autor homenageado da festa.

Falar sobre o valor da literatura pode parecer um negócio grandiloquente demais, aplomb demais, tipo discurso de Prêmio Nobel. Mas é necessário.

Sobretudo neste momento de ostensiva – e infeliz – celebração dos acessórios, dos babados, da pose e do glamour literários.

É muito instrutivo voltar a Drummond. Ele parece nos lembrar de que o escritor é precário. Por extensão, também a literatura.

No vídeo abaixo, a certa altura, Drummond diz o seguinte: “a poesia não movimenta, não altera situações. É uma ilusão supor que o poeta tem esse poder.”

No mesmo vídeo há Otto Lara Resende (sempre ele) louvando Drummond como “o maior poeta vivo”. É o tipo de rótulo, de statement que Drummond repele com aquele comedimento mineiro.

Pois então voltemos a ele para lembrar, mais uma vez, de que somos precários:

“A poesia me ensinou um pouco a viver, porque através dela adquirimos um sentido mais generoso do mundo e ao mesmo tempo sentimos a magia do mundo.”

Drummond foi capa da edição passada de Bravo!. A revista antecipou 25 poemas de um livro desconhecido que o poeta escreveu na juventude e que agora está sendo lançado. Conheça-os aqui

————

Leia também

Paraty, Gabriela e a programação da FLIP

Como impressionar numa festa da Paris Review, por Gary Shteyngart [FLIP]

Caixa preta do twitter de jennifer Egan [FLIP]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s