Memento

Madonna Veronica Ciconne
Louise Veronica Ciccone 1985 brings sexy back

Por um breve período, Horace Catskill comeu um ícone do feminismo. Eram os últimos anos da década de 50. Um burburinho anunciava a subida da jovem SS para discursar no promontório. Naquele mesmo dia, num subúrbio de Detroit, uma canadense pariu a menina Louise Veronica Ciccone, que no futuro viria atopar com HC em atitudes embaraçosas. Ele está ao lado de sua balzaca apetitosa, hirsuta, com a bavardage pró-direitos civis na ponta da língua. Silêncio. O discurso começa.

Andaram dizendo que ela estava metida com haxixe, maçonaria, sufismo e Hatha-Yoga. Mas, ao que parece, era mentira. Se assim fosse, o tom seria outro, ainda mais com os black panters na retaguarda.

Súbito, HC cai num sono ripvanwinkliano. Levado a um catre ordinário, só vai acordar uns vinte e poucos anos depois com uma devotada coroa limpando-lhe os fundilhos com um paninho embebido em água quente. Um senhor buço negro emoldurando um sorrisinho. Expediente repetido ad nauseam nas últimas duas décadas. Ele abre um olho, depois o outro: o horror. O divórcio foi, de fato, uma das maiores conquistas da revolução sexual.

Ninguém ouviu suas primeiras palavras depois do longo oblívio. Foram pronunciadas dentro de um velho restaurante a uma garçonete metida num uniforme de mangas bufantes. Pepsi-cola, ele disse. O sol entrava em listras pela veneziana; havia ele, um hambúrguer malpassado, a mesa de laminado, a garçonete, umvidro de ketchup e uma jarra de café. Silêncio. Um ventilador de teto demora um ano lunar para dar a volta completa. Do lado de fora, uma menina revira a lata de lixo. Convidada, a sujinha não tirou os olhos do sanduíche até contar nervosamente que sonhava ser popstar, mesmo que tivesse que começar dando pra ele em troca do jantar. Um par de coxas suculentas. Ao que ele assentiu num esgar.

Depois, quando ficou famosa, ela negou veementemente ter conhecido Horace Catskill. Na TV, ele assiste à entrevista de uma mulher de cabelos grisalhos com um livro nas mãos. Na foto da capa ela aparece escoltada por dois negros fortes, ao fundo. No dia em que fizeram a foto, ela escolhera a camiseta de estivador que eles deveriam usar. Ela rendia loas Louise. Então mostram a fotografia da moça, usando crucifixos e badulaques, uma saia plissada em atitude ligeiramente punk. Andaram dizendo que ela estava metida com shoplifting, gaspers, álcool e sadomasoquismo. Mas, ao que parece, era mentira. Essa provavelmente poderia ser Hillary Rodhan Clinton, nos seus anos de ouro.

O divórcio foi, de fato, uma das maiores conquistas da revolução sexual.

Ninguém ouviu suas primeiras palavras depois de tão longo oblívio. A imagem dela fixa na tela. Um par de coxas suculentas. Por um breve período, Horace Catskill comeu um ícone do feminismo.

——-

Leia também:

Uma mulher — Azealia Banks

Queridão

Norman Rockwell, o mais americano dos artistas

Frenemies

Monica Lewinsky, 40 anos: Clinton curte um ménage à trois

O vídeo da discórdia, The innocence of Muslims

TED is bullshit [fiction]

No banheiro com Henry Miller

Diferença entre atriz pornô e prostituta, por Stoya

Minha conversa com Talese, um mestre do jornalismo

Os incríveis fotógrafos do Krouchev Planet Photo

Mailer daria palmadas no bumbum das slutwalkers

Marcha das Vadias, bobagem de meninas classe média

Lili St. Cyr, a primeira bombshell

Monte sua biblioteca com o método prático Paulo Francis

O fantasma de Paulo Francis

Coração Liberal Capítulo 1

Coração Liberal Capítulo 2

Coração Liberal Capítulo 3

Coração Liberal Capitulo 4

Coração Liberal Capítulo 5

Coração Liberal Capítulo 6

A pupila e o mestre, por Ian McEwan

São Paulo, túmulo do rock e da literatura

O efeito “Quero Ser John Malkovich” dos blogs

Você é sanguíneo, fleumático, colérico ou melancólico?

Safran Foer, vegetarianismo e carne humana insepulta

Um comentário sobre “Memento

  1. quer fazer sucesso …arranque a roupa. mostre a bunda faça escândalo, não depile as axilas, dê baixarias faça o diabo que o sucesso vem. estudar para que? mas não estou falando só dela viu ante que alguem fique melindroso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s