Designer da Apple adorava as formas da Braun

O radinho da Braun é o avô do iPod

Se você tem mais de 30 anos e puxar pela memória vai lembrar de que na sua casa provavelmente pode ter havido pelo menos um produto Braun. A companhia alemã, fundada em 1921, foi comprada pela Gillette em 1967 e, desde 1999, faz os aparelhos elétricos da marca Oral B.

Era tudo bege, design polido, estojos arredondados. Eles faziam rádio, lanterna portátil, aparelhos de barbear, escova elétrica, rádio relógio e outros produtos que marcaram época. Entre seus fãs mais notáveis está justamente Jonathan Ive, o designer parceiro de Steve Jobs na Apple. Ele admirava o designer industrial alemão Dieter Rams, da Braun.

A Veja desta semana adiantou, com exclusividade, um capítulo da biografia de Jobs escrita por Walter Isaacson, que será lançada em 24 de outubro. Lá você encontra a seguinte pensata de Ive sobre o design:

“Por que acho que o simples é bom? Porque, com produtos físicos, é preciso sentir que os dominamos. Quando se impõe ordem à complexidade, descobre-se um jeito de fazer o produto submeter-se à nossa vontade. Simplicidade não é apenas um estilo visual. Não é apenas minimalismo ou ausência de confusão. Para ser verdadeiramente simples, é preciso ir realmente fundo. Por exemplo, para não usar parafusos pode-se acabar desenvolvendo um produto muito intricado e complexo. O melhor é ir fundo com simplicidade, compreender tudo o que é preciso compreender sobre o produto e como ele é fabricado. É preciso entender profundamente a essência de um produto para podermos nos livrar das partes não essenciais”.

———————

Leia mais

Epimenta no Facebook

Mais

Tumblr de Miss Crash

O tempo para quando Carla Körbes dança

A pornstar Bruna Ferraz malha aqui

Uma face para a vagina primal de Courbet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s